11.5 C
Peru
Thursday, October 28, 2021

STJD derruba liminar que garantia público ao Flamengo e abre caminho para rodada do Brasileirão no fim de semana

Must read

Decisão foi do vice-presidente do tribunal e relator do caso , Felipe Bevilacqua

O Globo

16/09/2021 – 07:56 / Atualizado em 16/09/2021 – 08:14

Flamengo x Olimpia. Partida das quartas de final da Libertadores, em Brasília, teve a presença do público Foto: ADRIANO MACHADO / Pool via REUTERS
Flamengo x Olimpia. Partida das quartas de final da Libertadores, em Brasília, teve a presença do público Foto: ADRIANO MACHADO / Pool via REUTERS

Caiu a liminar que garantia a presença de público em jogos do Flamengo. Na madrugada desta quinta-feira, o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e relator do caso, Felipe Bevilacqua, concedeu efeito suspensivo sobre a medida, com julgamento no Pleno do tribunal marcado para o próximo dia 23.

A liminar, concedida no início de agosto, causou um racha entre o rubro-negro e os demais clubes do Brasileirão ao longo das últimas duas semanas, quando os cariocas obtiveram autorização da Prefeitura do Rio para ter a presença parcial de público em três jogos no Maracanã, que foram classificados como eventos-teste. O primeiro deles aconteceu nesta quarta-feira: a vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Grêmio, pelas quartas de final da Copa do Brasil, que levou a equipe de Renato Gaúcho às semis.

Com o entendimento geral de que a liberação de público deveria acontecer de forma simultânea a todas as equipes da elite, os clubes e CBF tentaram derrubar a decisão favorável ao rubro-negro de diversas formas. De um grupo 17 agremiações, partiram dois recursos pedindo a reconsideração da decisão ao STJD. Em ofício encaminhando à CBF, os clubes ameaçaram paralisar a rodada do Brasileirão neste final de semana, o que não não deve mais ocorrrer.

Com a decisão de Bevilacqua, os efeitos da liminar estão suspensos até o próximo dia 28, quando os clubes voltam a se reunir em Conselho Técnico da CBF.

Permissão em todas as cidades

De acordo com dados levantados pela chamada matriz de normalidade elaborada pela CBF, todas as cidades dos clubes que disputam a Série A do Brasileirão estão aptas a receber público.

Segundo O GLOBO apurou, a entidade obteve retorno das federações estaduais sobre os planos das prefeituras e a previsão é que a maioria possa liberar 30% da capacidade dos estádios para a volta da torcida assim que houver acordo.

A expectativa é que a Série B já tenha público liberado na rodada seguinte ao seu conselho técnico, marcado para esta sexta-feira. A maioria dos clubes votaram pela autorização, que deve ocorrer para a próxima semana.

No caso da Série A, a previsão é que a reunião do dia 28 libere a torcida de forma equalitária para todos na rodada 23.

spot_img

More articles

- Advertisement -

Latest article