-1.7 C
Peru
Friday, November 26, 2021

Sem carnaval, Viradouro, atual campeã do Grupo Especial, vira tema de exposição no MAC de Niterói

Must read

Pátio do Museu de Arte Contemporânea recebe fotos que contam história da ascensão da escola de samba nos últimos anos até o título de 2020

O Globo

12/02/2021 – 07:00


A estrutura circular tem mais de 400 fotos que mostram a trajetória da Viradouro nos últimos anos
Foto:
Divulgação
/
Leo Zulluh
A estrutura circular tem mais de 400 fotos que mostram a trajetória da Viradouro nos últimos anos
Foto:
Divulgação
/
Leo Zulluh

NITERÓI — A partir de uma grande estrutura circular, montada no pátio do Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem, que representa o ciclo da vida e do carnaval — cancelado este ano em razão da pandemia do coronavírus —, a exposição “Das cinzas voltar, nas cinzas vencer, Viradouro de alma lavada” conta a história de ascensão da escola de samba de Niterói que se tornou a grande campeã do Grupo Especial em 2020. Para evitar aglomerações, a visitação só está liberada das 8h às 18h, com acesso controlado.

Leia mais:Exposição virtual em 3D tem obras que promovem reflexão sobre a cultura da violência

O projeto, idealizado pelos fotógrafos Renata Xavier e Leandro Lucas, foi pensado para não deixa passar em branco uma época tão simbólica como o carnaval. As mais de 400 fotos começaram a ser produzidas pela dupla em 2017, quando a agremiação de Niterói, ainda no Grupo de Acesso, se preparava para o espetáculo de 2018. A Viradouro acabou conquistando o título que lhe garantiu o retorno ao Grupo Especial.

No ano seguinte, já na disputa com as principais escolas e com um desfile arrebatador, ela foi vice-campeã, feito inédito na história dos espetáculos na Marquês de Sapucaí, já que nunca uma agremiação havia conseguido esta colocação no retorno ao grupo de elite.

A entrada é gratuita, mas o visitante deve seguir os protocolos sanitários, com o uso obrigatório de máscaras e aferição de temperatura.

SIGA O GLOBO-BAIRROS NO TWITTER (OGlobo_Bairros)

spot_img

More articles

- Advertisement -

Latest article