11.5 C
Peru
Thursday, October 28, 2021

Os prós e contras dos partidos para os quais Rodrigo Maia pode ir. Entenda

Must read



Exclusivo para Assinantes

Após o racha que começou no processo de sua sucessão na Câmara, o parlamentar agora é cortejado por pelo menos quatro legendas

O Globo

09/02/2021 – 03:30

Rodrigo Maia, do DEM Foto: André Coelho /  
Rodrigo Maia, do DEM Foto: André Coelho /  

RIO — A iminente saída do ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia do DEM, partido ao qual é filiado desde 2007, é consequência do desgaste iniciado com o racha provocado na disputa pela presidência da Casa. Ao mudar de posicionamento na véspera da eleição, a legenda contrariou Maia e desistiu de apoiar o nome do seu candidato, Baleia Rossi (MDB-SP), que acabou derrotado pelo governista Arthur Lira (PP-AL).

A turbulência que começou com ameaças, agora se concretiza com a troca de acusações com o presidente do partido, ACM Neto, “um amigo de 20 anos” a quem atribui a aproximação com o presidente Jair Bolsonaro, movimento que Maia chama de traição. Ao confirmar que está de saída, garantiu apenas que estará “num partido que será de oposição ao presidente Bolsonaro”, e que a desfiliação deve acontecer “sem pressa ou briga”.

Leia:ACM Neto acusa ‘falta de grandeza e deslealdade’ de Maia; Caiado indica ‘internação hospitalar’

Mesmo fazendo suspense sobre seu destino, Rodrigo Maia já foi cortejado pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em um jantar no último domingo, e recebeu carta verde do presidente da sigla no Rio, Paulo Marinho, que disse estar disposto a abrir mão do posto para ter o ex-presidente da Câmara no partido. Além dos tucanos, PSL e Cidadania já convidaram o parlamentar para integrar os seus quadros, e conversas foram iniciadas com o MDB.

Veja os prós e contras dos partidos para os quais Rodrigo Maia pode ir:

PSL

Prós: Tem a segunda maior fatia do fundo eleitoral.

Contra: É repleto de bolsonaristas, embora a expectativa seja que eles migrem para o partido a ser escolhido pelo presidente da República.

Lauro Jardim:O que dizem desafetos de Maia sobre chance de ele ir para o PSL

Cidadania

Prós: É um dos destinos cogitados pelo apresentador Luciano Huck, que avalia uma candidatura à Presidência da República em 2022 e é alinhado com o ex-presidente da Câmara.

Contra: É um partido pequeno, sem estrutura.

PSDB

Prós: Tem alinhamento ideológico com Maia.

Contra: Tem como plano A a pré-candidatura do governador de São Paulo, João Doria, à Presidência da República, enquanto Maia visa a costurar ainda com outros partidos uma frente anti-Bolsonaro.

Veja: Paulo Marinho abre mão da presidência do PSDB-RJ para ter Maia no partido

MDB

Prós: Tem boa capilaridade, sendo o partido com o maior número de prefeitos do país.

Contra: No Rio, base eleitoral de Maia,  é alinhado com o presidente Jair Bolsonaro. E a sigla é marcada por um histórico de escândalos de corrupção.

spot_img

More articles

- Advertisement -

Latest article