25.7 C
Peru
Sunday, September 26, 2021

La Roche-Posay transforma seu modelo de negócios através da sustentabilidade

Must read

Especial Publicitário

Visando a um futuro melhor para a sociedade, a marca, integrante do Grupo L’Oréal, investe em iniciativas em prol da saúde e do planeta

Por
La Roche-Posay

09/02/2021 – 13:30

Conteúdo de responsabilidade do anunciante

A marca prioriza a chamada “ciência verde”, com ativos orgânicos e naturais e 100% dos materiais de origem vegetal, sem aditivos químicos Foto: © BENOIT DECOUT / L’ORÉAL RESEARCH & INNOVATION
A marca prioriza a chamada “ciência verde”, com ativos orgânicos e naturais e 100% dos materiais de origem vegetal, sem aditivos químicos Foto: © BENOIT DECOUT / L’ORÉAL RESEARCH & INNOVATION

Não são poucos os alertas dados por cientistas de que os próximos anos são decisivos para o futuro do planeta: ou mudamos a forma de fazer negócios e de nos relacionar com o meio ambiente ou catástrofes socioambientais serão inevitáveis. Na corrida contra o tempo, iniciativas lideradas por grandes empresas podem ser aliadas na mudança das formas de produção e do consumo de bens. Comprometida em ser um catalisador de mudanças,a La Roche-Posay, líder no mercado de dermocosméticos e recomendada por 90 mil dermatologistas e profissionais de saúde de todo o mundo, vem promovendo uma série de iniciativas em busca de um futuro melhor para a sociedade. Elas seguem os princípios da marca, cujo business model está ancorado no propósito de transformar vidas por meio da Dermatologia. Há mais de 20 anos no país, a marca reforça o desenvolvimento sustentável da L’Oréal, liderando importantes projetos sociais, combatendo as mudanças climáticas e transformando constantemente sua cadeia de valor. Suas ações estão alinhadas ao programa L’Oréal para o Futuro, que estabelece compromissos para a companhia até 2030.

As metas são ousadas e urgentes. Cem por cento dos produtos lançados em 2020 já tiveram uma pegada ambiental e/ou social melhorada — seja na formulação, na embalagem ou no impacto positivo que promovem na sociedade. Além de continuar a transição das embalagens plásticas para modelos 100% recicláveis, ainda neste ano a empresa lançará embalagens do tipo refil inéditas para produtos com alto volume de circulação. Em alguns casos, como o dos sabonetes, o plástico será completamente extinto. A meta é que até 2030 100% dos produtos plásticos da La Roche-Posay sejam de material reciclado.

— A ciência alerta que temos apenas dez anos para fazer a diferença. Para nós, a sustentabilidade é tão importante quanto a nossa performance econômica. Queremos ir além, respeitando os limites do planeta e inspirando nossos clientes, parceiros e consumidores — diz Maya Colombani, diretora de Sustentabilidade da L’Oréal Brasil.

O cuidado, que está na essência da marca, reflete-se nas embalagens de produtos e também nas formulações. Hoje, elas já priorizam a chamada ‘ciência verde’, com ativos orgânicos e naturais e 100% dos materiais de origem vegetal, sem aditivos químicos. Até 2030 o compromisso é de que 90% das fórmulas de higiene e limpeza sejam totalmente biodegradáveis.

Os esforços da companhia já são reconhecidos pelo mercado, como explica Colombani:

— Somos a única empresa no mundo a alcançar a nota máxima, ao longo de cinco anos consecutivos, nas três classificações do Carbon Disclosure Project (CDP) — em combate à mudança climática, conservação da água e preservação das florestas. E fomos reconhecidos pelo impacto positivo na sociedade e na natureza por três anos consecutivos pelo prêmio Guia Exame (em 2017 por Mudanças Climáticas; em 2018 e 2019 por Gestão de Biodiversidade).

La Roche-Posay doou aos profissionais de saúde milhares de produtos para
reparação da pele, afetada pelo uso de máscaras e EPIs Foto: Divulgação
La Roche-Posay doou aos profissionais de saúde milhares de produtos para
reparação da pele, afetada pelo uso de máscaras e EPIs Foto: Divulgação

A busca por um impacto cada vez mais positivo na sociedade também foi impulsionada pela pandemia:

— Por conta dela, a saúde, que sempre foi o coração do nosso negócio, tornou-se prioridade de todo o mundo. Vimos um agravamento das desigualdades sociais, com efeitos devastadores principalmente nas comunidades mais vulneráveis e, também, nos profissionais de saúde — conta Maíra da Matta, diretora da La Roche-Posay no Brasil.

No ano passado, a empresa integrou as ações solidárias do Plano L’Oréal de combate ao novo coronavírus. Foram 800 mil unidades de álcool gel e produtos de higiene e cuidado pessoal doados para mais de 220 hospitais públicos e UPAs, 240 mil famílias de comunidades quilombolas e 143 mil indígenas de todo o país.

E os milhares de profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente do combate à pandemia também não foram esquecidos. La Roche-Posay doou a eles milhares de produtos que atuam na reparação e proteção da pele, com embalagens personalizadas que continham mensagens escritas pelos próprios consumidores da marca, prestando suas homenagens.

— Mais do que nunca, temos urgência em buscar um futuro melhor para a sociedade, trazendo um impacto cada vez maior, mais positivo e mais sustentável — diz da Matta.

A importância da conscientização sobre os impactos no bem-estar, na autoestima e nas interações sociais

Problema de pele é coisa séria. É o que alerta a La Roche-Posay, protagonista no debate e na realização de iniciativas em prol da saúde e que, muito além de olhar os problemas, enxerga pessoas.

Mais de 1,9 bilhão de pessoas sofrem de problemas de pele no mundo, mais de um quarto da população mundial. Estudos crescentes mostram que câncer, acne, dermatite atópica, psoríase,melasma, dentre outros, podem afetar a qualidade de vida como um todo, seja no bem-estar, na autoestima ou nas interações sociais.

Para dar mais visibilidade a esse alerta, neste ano a La Roche-Posay lança sua campanha institucional com o conceito #muitomaisdoquepele,rompendo padrões estéticos, promovendo a saúde e compartilhando seus mais recentes avanços científicos e inovações em cuidados dermatológicos, para contribuir com uma mudança positiva e empoderamento da população.

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Tour de Combate ao Câncer da Pele segue como um projeto-chave para prevenção, educação e diagnóstico da doença no país Foto: Divulgação
Em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Tour de Combate ao Câncer da Pele segue como um projeto-chave para prevenção, educação e diagnóstico da doença no país Foto: Divulgação

Além disso, sempre atuando em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a marca também planeja a 12ª edição do Tour de Combate ao Câncer da Pele. Ao longo dos anos, o programa já atendeu mais de de 22 mil pessoas e realizou mais de dois mil diagnósticos oficiais de câncer da pele, em mais de 70 cidades, de 22 estados.

Um dos grandes gargalos para o diagnóstico da doença é o alto custo dos equipamentos. No Brasil, apenas três hospitais públicos dispunham do Fotofinder, um dos mais modernos dermoscópios digitais para o gerenciamento de imagem e prevenção do câncer da pele. Em 2016, a La Roche-Posay doou dez desses equipamentos a hospitais públicos (totalizando R$ 800 mil) e treinou os médicos residentes no uso de novas tecnologias  médicas para fornecer diagnósticos mais precisos para algumas das comunidades mais vulneráveis.

A empresa também apoia pacientes com outros tipos de câncer. Dentre as iniciativas, a Fundação La Roche-Posay oferece suporte emocio nal às crianças com câncer e seus familiares, em duas principais frentes: um portal oficial de informação para esclarecer dúvidas e um protocolo de massagens para que os pais se conectem com os filhos com gestos simples e lúdicos, também disponível em um canal do YouTube chamado “Massagens Mágicas”.

— Muitas pessoas tendem a subestimar o fato de que problemas de pele são uma questão de saúde pública. Mas eles impactam profundamente na saúde física e mental da população — explica Maíra da Matta — Em 2021 vamos potencializar ainda mais nossas iniciativas e continuar a desenvolver as melhores soluções de cuidados dermatológicos, em resposta aos desafios urgentes do ambiente e da sociedade.

spot_img

More articles

- Advertisement -

Latest article