26.8 C
Peru
Wednesday, June 16, 2021

É #FAKE que governo de SP negou vacinas a Bauru e que prefeita só obteve doses após reunião com Bolsonaro

Must read

Prefeitura de Bauru e governo de São Paulo desmentem a mensagem que circula em redes sociais. Reunião com o presidente ocorreu após cidade receber as doses. Encontro não teve vacina como tema de discussão

Roney Domingos, G1

08/02/2021 – 16:18

É #FAKE que governo de SP negou vacinas a Bauru e que prefeita só obteve doses após reunião com Bolsonaro Foto: Reprodução
É #FAKE que governo de SP negou vacinas a Bauru e que prefeita só obteve doses após reunião com Bolsonaro Foto: Reprodução

Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que o governo de São Paulo negou vacinas para a cidade de Bauru porque o governador João Doria não recebe apoio da prefeita, Suéllen Rosim (Patriota). O texto diz que ela obteve doses da vacina de Oxford após encontro com o presidente Jair Bolsonaro em Brasília. É #FAKE.

O governo de São Paulo e a Prefeitura de Bauru deixam claro que o conteúdo da mensagem é falso.

A cidade recebeu 8.680 doses da CoronaVac, em 20 de janeiro, e 6.660 doses da Oxford/Astrazeneca, em 26 de janeiro. O encontro com o presidente Bolsonaro foi no dia 27 de janeiro.

“A visita em Brasília não foi para tratar de vacinação”, informa a assessoria de imprensa da Prefeitura de Bauru. “O encontro ocorreu em 27 de janeiro, em viagem que já estava agendada pela prefeita a Brasília desde o começo do ano. Na viagem, Suéllen Rosim tratou de várias demandas do município com ministros, secretários e com o próprio presidente, como nas áreas de estrutura e saúde. Nesta última, a prioridade é obter o apoio para a abertura definitiva do Hospital das Clínicas (HC).”

A mensagem falsa diz ainda que Suéllen avisou Doria que a cidade não ia seguir as restrições impostas pelas autoridades de saúde estaduais para conter o avanço da pandemia. A nota da Prefeitura de Bauru esclarece que “a partir da noite de sexta-feira (29), a prefeitura está seguindo o Plano São Paulo integralmente, após decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo”.

O governo estadual diz que é falsa a informação de que não enviou doses da vacina do Butantan ao município de Bauru.

“A Secretaria de Estado da Saúde encaminhou, em 20 de janeiro, mais de 27,8 mil doses da vacina do Butantan à região de Bauru. Destas, 8,6 mil foram para a cidade de Bauru. Além disso, outras 22,7 mil doses da vacina da Fiocruz/Oxford/AstraZeneca também foram encaminhadas à região em 25 de janeiro, sendo 6,6 mil ao próprio município.”

A nota oficial diz ainda que “novas doses serão encaminhadas na próxima semana para que os municípios completem a vacinação do público alvo da fase 1 e iniciem a vacinação dos idosos acima de 85 anos de idade”. “A Secretaria de Estado da Saúde preza pela transparência e divulga à imprensa as grades de distribuição da vacina conforme definição, bem como está em contato frequente com gestores regionais e municipais para trabalhar estratégias a fim de salvar vidas.”

spot_img

More articles

- Advertisement -

Latest article