14.1 C
Peru
Tuesday, May 18, 2021

Carnaval 2021: agências bancárias não abrem na segunda e terça-feiras

Must read

A Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais para transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário

Stephanie Tondo

11/02/2021 – 16:02

A Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo
A Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

RIO – As agências bancárias de todo o país ficarão fechadas nos próximos dias 15 e 16, em razão do carnaval. Apesar das festas terem sido canceladas por causa da pandemia, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) decidiu manter o ponto facultativo, obedecendo a uma resolução do Banco Central que determina que a segunda e terça-feiras de carnaval não são considerados dias úteis.

Carnaval:  Saiba como cancelar pacote de viagem

Na quarta-feira de cinzas, o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências. Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.

A Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

Há ainda a opção de utilizar o Pix, que permite transferências entre contas de diferentes instituições a qualquer hora, mesmo durante fins de semana e feriados.

Leia também:Tudo o que você precisa saber sobre regras para viajar na pandemia

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

More articles

- Advertisement -

Latest article