27.9 C
Peru
Monday, September 27, 2021

Após conversa com Maia, Baleia Rossi abre portas do MDB para o aliado

Must read

Admissão do ex-presidente da Câmara, porém, pode ser barrada pelo diretório do Rio, hoje alinhado ao governo Bolsonaro

Paulo Cappelli

06/02/2021 – 18:26
/ Atualizado em 06/02/2021 – 18:28

­ Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo
­ Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

BRASÍLIA – O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP), convidou o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a se filiar ao partido. “As portas estão abertas para você”, disse Baleia, segunda-feira, horas antes da votação que sagrou Arthur Lira (PP-AL) o novo presidente da Casa. O gesto de Baleia foi feito, no entanto, sem consultar o diretório fluminense da legenda, que pode vir a barrar a entrada de Maia. O democrata também tem negociado com PSL e Cidadania.

Segundo pessoas próximas a Baleia Rossi, ele não pretende impor nenhuma decisão “de cima para baixo” se o MDB do Rio se opuser à filiação. No começo da semana, Maia, que comandou a Câmara por quase cinco anos, desabafou com o emedebista sobre a dissidência em seu próprio partido. A despeito de costurar a candidatura de Baleia à presidência da Casa, dois terços da bancada do DEM indicaram o voto em Lira, que foi apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. Depois de ouvir o desabafo de Maia, que se disse insatisfeito na legenda, Baleia lhe fez o convite.

O ex-presidente da Câmara e o presidente nacional do MDB têm relação próxima. Há cerca de um ano, Baleia foi assediado por interlocutores do Planalto para se aproximar do governo, fazer seus pleitos e adotar postura simpática a Bolsonaro. O deputado, no entanto, manteve o vínculo com Maia, que com frequência faz críticas ao presidente. Além disso, Maia e Baleia têm um interesse em comum: articular uma candidatura de centro para disputar a Presidência da República no ano que vem.

(Confira a íntegra da reportagem exclusiva para assinantes)

spot_img

More articles

- Advertisement -

Latest article