16.6 C
Peru
Monday, April 12, 2021

Após abstenção de 68%, 2º dia do Enem digital acontece neste domingo

Must read

Estudantes fazemas as provas de matemática e ciências da natureza

O Globo com G1

07/02/2021 – 15:06

Candidata chega para fazer a primeira prova do Enem Digital, na UniCarioca Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil / Agência Brasil
Candidata chega para fazer a primeira prova do Enem Digital, na UniCarioca Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil / Agência Brasil

RIO — Após uma abstenção de 68% no primeiro dia de provas, no domingo passado (31), o segundo dia de Enem digital acontece neste domingo. Participantes de 104 cidades fazem as provas de matemática e ciências da natureza. Eles terão cinco horas para resolver 90 questões, até as 18h30.

Na primeira parte da versão em computadores do exame nacional, apareceram menos de 30 mil (apenas 32%) dos 93.079 inscritos para fazer as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Os números não incluem os candidatos de Manaus (AM), que tiveram a prova suspensa por causa da pandemia, e de Macapá (AP), onde um local de prova foi interditado.

Teste: Qual nota preciso tirar no Enem?

Em entrevista coletiva no domingo passado, o presidente do Inep, entidade que organiza o Enem, disse esperar a participação de quem faltou sem justificativa no primeiro dia de provas. Mesmo sem poder contar com as notas das 90 questões de linguagens, ciências humanas e da redação (o tema foi o desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil), Alexandre Lopes considera interessante para o candidato “viver a experiência do Enem digital”. 

Os computadores só têm acesso às provas. Os candidatos não têm acesso, por exemplo, à internet ou à calculadora. Na tela, quando  prova começar, aparecerão todas as questões. O objetivo é tornar a prova 100% digital até 2026.

Problemas

A primeira experiência de um Enem digital registrou problemas: espera de 2 horas para o início da prova para candidatos de Belo Horizonte, estudantes dispensados após erro no sistema em Taguatinga, no Distrito Federal, dificuldades técnicas e alunos mandados para casa no Tocantins e prédio interditado no Amapá.

Prova: Tema da redação do Enem Digital é desafio de reduzir desigualdades entre regiões do país

Especialistas em educação ouvidos pelo G1 afirmam que obstáculos precisarão ser superados para que o Enem digital seja aplicado para os mais de 5,5 milhões de estudantes que fazem a versão impressa.

Para o presidente do Inep, os problemas registrados se referem ao ineditismo da prova. “Tivemos alguns problemas, mas todo processo inédito está sujeito a obstáculos”, afirmou Lopes. Sobre o alto número de abstenções, declarou que é “em função da pandemia”. 

Candidatos disseram achar a plataforma simples de manejar, mas houve críticas sobre o tempo de tela para quem tem problemas de visão. Eles fizeram as provas em computadores em locais previamente selecionados pelo Inep. Os equipamentos estavam sem conexão à internet ou ferramentas, como calculadoras, instaladas. O objetivo era evitar que os inscritos na versão digital tivessem algum tipo de favorecimento em relação à quem fez a prova impressa. 

More articles

- Advertisement -

Latest article