5.5 C
Peru
Sunday, October 17, 2021

Anvisa conclui certificação de fábricas envolvidas na produção da vacina da Pfizer

Must read

Medida é requisito para obtenção de registro do imunizante junto à agência

O Globo

18/02/2021 – 20:06
/ Atualizado em 18/02/2021 – 20:07

Enfermeira prepara dose de vacina da Pfizer na Colômbia Foto: LUIS ROBAYO/AFP / LUIS ROBAYO/AFP
Enfermeira prepara dose de vacina da Pfizer na Colômbia Foto: LUIS ROBAYO/AFP / LUIS ROBAYO/AFP

BRASÍLIA — A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluiu nesta quinta-feira o processo de Certificação de Boas Práticas de Fabricação de todas as empresas envolvidas na produção da vacina da Pfizer. O trâmite é um dos requisitos para obetenção de registro do imunizante contra Covid-19. Atualmente, a Anvisa analisa o pedido de registro feito pela Pfizer no dia 6 de fevereiro.

Em janeiro, a Anvisa já tinha anunciado a certificação de quatro empresas envolvidas na fabricação da vacina da Pfizer, mas outras três fábricas foram incluídas depois. Agora, todos os sete estabelecimentos estão credenciados pela Anvisa.

Brasil: Erros em ‘cascata’ levaram o país a falta de vacinas, apontam especialistas

As fábricas certificadas são responsáveis pela produção de Ingediente Farmacêutico Ativo (IFA), formulação, envase e embalagem de vacinas. O certificado é concedido após análise das condições de fabricação das empresas produtoras da vacina. Essas companhias devem estar de acordo com as normas de segurança e qualidade estabelecidas pela Anvisa.

Corrida pela imunização: Saiba quais vacinas contra Covid-19 já foram autorizadas ou estão em processo de avaliação pelo mundo

Segundo a Anvisa, a verificação do cumprimento das boas práticas de fabricação de medicamentos durante a pandemia  pode ser realizada por meio de dois diferentes mecanismos: inspeção realizada pela Anvisa ou por meio de relatórios de inspeção elaborados por autoridades reguladoras com equivalência regulatória à brasileira. Os dois tipos de verificação foram aplicados às vacinas da Pfizer.

spot_img

More articles

- Advertisement -

Latest article