28.1 C
Peru
Monday, September 27, 2021

'Alcione – O samba é primo do jazz' traz retrato intimista da artista

Must read



Exclusivo para Assinantes

Bonequinho aplaude filme um’mergulho ‘na versátil e contagiante aventura’ de Marrom

Sérgio Rizzo

10/02/2021 – 23:58

Alcione em
Alcione em “O samba é primo do jazz” Foto: Divulgação

Não tem carnaval neste fevereiro, mas tem Mangueira e Alcione em “O samba é primo do jazz”. Só um pouco da escola e muito da Marrom — ou Patroa, como a chamam no documentário de Angela Zoé (diretora de “Henfil” e “Meu nome é Jacque”). Entrevistas e registros com a cantora em Lisboa, Rio e São Luís criam a moldura de um retrato “três por quatro” intimista, complementado por preciosas imagens de arquivo.

Globo de Ouro:onde ver no streaming os filmes e séries indicados

Na mais simbólica, Grande Otelo conversa com a filha de músico que obteve a primeira oportunidade no Rio como trompetista. Cantora da noite que interpretava “de tudo”, associou-se ao samba, meio a contragosto, apadrinhada por Jair Rodrigues. A referência no título à canção “Primo do jazz” pode sugerir um estudo de história da música, mas o mergulho é na versátil e contagiante aventura de Alcione — que diz admirar Ella Fitzgerald, Mahalia Jackson, Sarah Vaughan e Anita Baker. Cabe supor que a recíproca seria verdadeira.

‘Alcione – O samba é primo do jazz’

Entrevistas e registros com a cantora em Lisboa, Rio e São Luís criam a moldura de um retrato “três por quatro” intimista, complementado por preciosas imagens de arquivo. Leia a crítica.

‘Aznavour por Charles’

Um autorretrato de um dos maiores nomes da canção francesa por ele mesmo, feito com imageins filmadas por ele próprio de 1948 a 1982. Leia a crítica.

#SemSaída

O filme de terror conta a história de um influencer que viaja para Moscou com um grupo de amigos para um jogo de “escape roomm”, mas a brincadeira vira um pesadelo real. Leia a crítica.

‘Notre Dame’

Ao mesmo tempo em que mostra questões concretas do cotidiano, Valérie Donzelli se distancia da realidade em diversas sequências. O nonsense, contudo, não parece gratuito. Leia a crítica.

Previous articleCharles Aznavour por ele mesmo: 'um deleite'
Next articleMédicos alertam sobre uso de ivermectina contra Covid-19, após suspeita de paciente com hepatite aguda
spot_img

More articles

- Advertisement -

Latest article