13.8 C
Peru
Thursday, October 28, 2021

Ações da Petrobras caem mais de 5%, após declaração de Bolsonaro de que 'alguma coisa vai acontecer' na empresa

Must read

Presidente se queixou do reajuste do diesel e da gasolina em ‘live’. Analistas temem ingerência sobre a estatal

O Globo, com agências

19/02/2021 – 11:19
/ Atualizado em 19/02/2021 – 11:34

Quadro com índices de mercado na Bolsa de Valores em São Paulo Foto: Amanda Perobelli / Reuters
Quadro com índices de mercado na Bolsa de Valores em São Paulo Foto: Amanda Perobelli / Reuters

RIO — As ações da Petrobras abriram em queda nesta sexta-feira, um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro se queixar do reajuste de combustíveis anunciado pela empresa e afimar que ‘alguma coisa vai acontecer na Petrobras’. A declaração, dada em live na noite de quinta-feira, foi interpretada pelo mercado como uma ameaça à independência da empresa.

Míriam Leitão:  Bolsonaro quer demitir presidente da Petrobras, mas só o Conselho pode

Por volta das 11h, as ações preferenciais da petroleira (PETR4) caíam 5% e as ordinárias (PETR3), que têm direito a voto, recuavam 5,4%. A queda influencia o Ibovespa, índice em que os papéis da Petrobras têm forte peso.

A Bolsa paulista cedia 0,74%, aos 118.319 pontos.

Na noite de quinta-feira, Bolsonaro anunciou que vai zerar em definitivo os impostos federais PIS e Cofins sobre o gás de cozinha e, por dois meses, sobre o diesel. O objetivo, segundo o próprio Bolsonaro é “contrabalançar” o reajuste que considerou “excessivo” anunciado ontem pela Petrobras.

Lauro Jardim: Conselho da Petrobras se reúne na terça para discutir a recondução do presidente da empresa

A empresa disse na quinta-feira que reajustará o diesel em 15,1%, a partir de hoje, nas refinarias. A alta, a terceira no ano, é criticada por caminhoneiros, que pressionam Bolsonaro para conter a escalada de preços.

O presidente também afirmou na transmissão pelas redes sociais que “obviamente” vai ter consequência a fala do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, que dias atrás havia dito que a ameaça de greve de caminhoneiros não era problema da companhia.

A declaração de Bolsonaro “renova preocupações que já existiam sobre a autonomia da estatal”, disse à Reuters Thayná Vieira, economista da Toro Investimentos.

Entenda:  Veja como são calculados os preços dos combustíveis, da refinaria aos postos

— Bolsonaro já havia falado que não interferiria na Petrobras, mas seus comentários geraram incerteza — disse ela.

Já o dólar passou cair, após abrir em alta, com sinais de avanços na agenda do Congresso e um arrefecimento da moeda americana no exterior.

A divisa chegou a tocar R$ 5,4710 na máxima. Mas, por volta das 11h, recuava 0,79%, a R$ 5,3988 na venda.

Maioria das bolsas em alta

Lá fora , com exceção de Tóquio, as bolsas registram alta. Na Europa, o índice FTSE -100 da Bolsa de Londres avançava 0,21%, enquanto Paris subia 0,68% e Frankfurt, 085%.

Na China, o índice de blue-chips da China recuperou perdas anteriores e fechou em alta nesta sexta-feira, impulsionado por ganhos em ações de infraestrutura, embora tenha registrado perda semanal diante das preocupações com o aperto da política monetária e altas valorizações.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou em alta de 0,18%, enquanto o índice de Xangai subiu 0,57%. Na semana encurtada por feriado de Ano Novo, o CSI perdeu 0,5% e o SSEC subiu 1,1%.

Em Hong Kong, a bolsa fechou com alta de 0,16% e a de Seul teve valorização de 0,68%. Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei recuou 0,72%.

Petróleo: Texas se prepara para retomar produção

Os preços do petróleo caíram em relação às altas recentes de sexta-feira, enquanto as empresas de energia do Texas nos Estados Unidos se preparavam para retomar a produção de seus campos de petróleo e gás, que tiveram de ser fechados devido a uma onda de frio extremo.

* Os futuros do petróleo Brent caíram 87 centavos, ou $ 1,27, a $ 63,12 o barril às 1238 GMT. Enquanto isso, os futuros do petróleo WTI dos EUA caíram $ 1,06, ou 1,75%, a $ 59,46 o barril.

* O tempo excepcionalmente gelado no Texas e nos estados das planícies suspendeu a extração de até 4 milhões de barris de petróleo por dia (bpd) e 21 bilhões de pés cúbicos de gás natural, de acordo com analistas de mercado.

* As refinarias do Texas fecharam cerca de um quinto da capacidade de processamento de petróleo do país devido a quedas de energia e baixas temperaturas.

* Mas na sexta-feira, as empresas da região devem se preparar para voltar às atividades após a reativação do abastecimento de energia elétrica e água, disseram as fontes.

* “O mercado está passando por uma correção e os sinais de normalização da situação elétrica e energética em geral no Texas fornecem os catalisadores necessários”, disse Vandana Hari, analista da Vanda Insights.

* Os preços do petróleo caíram apesar de uma queda surpreendente nos estoques de petróleo dos EUA na semana até 12 de fevereiro, antes do mau tempo atingir o Texas. Ações caíram 7,3 milhões

spot_img

More articles

- Advertisement -

Latest article